Ordem de serviço da Estrada do Perau deve ser assinada na próxima semana, confirma prefeito de Santa Maria

Ordem de serviço da Estrada do Perau deve ser assinada na próxima semana, confirma prefeito de Santa Maria

Foto: Vinicius Becker

Estrada foi afetada pelas chuvas de maio de 2024

Após meses de espera e interdições, a Estrada do Perau está prestes a entrar, oficialmente, em fase de obras. Em entrevista ao Bom Dia Cidade desta sexta-feira (16), o prefeito Rodrigo Decimo confirmou que a assinatura da ordem de serviço deve ocorrer na próxima semana, marcando o início efetivo da intervenção em um dos trechos mais críticos da ligação entre Santa Maria e Itaara.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O projeto prevê a reconstrução de um trecho de 60 metros de comprimento e 7 metros de largura, que permanece interditado desde maio de 2024. Na ocasião, deslizamentos provocados pelas fortes chuvas comprometeram a estrutura da via e interromperam totalmente o tráfego entre Santa Maria e Itaara.

– Recebemos o retorno também da Secretaria Nacional da Defesa Civil (Sedec), e com isso notificamos a empresa para que nos apresentem, até o início da semana que vem, um cronograma de atividades. Estamos ajustando para quarta (21) ou quinta-feira (22) da semana que vem (a assinatura da ordem de serviço) – afirmou o prefeito.


Empresa responsável

A obra será executada por meio de uma licitação semi-integrada, modelo no qual a empresa vencedora, a FG Fundações e Geotecnia Ltda, de São Paulo, é responsável tanto pelo projeto quanto pela execução.

– Assim que receber a ordem de serviço, a empresa já entra com as máquinas para limpeza e começa, em paralelo, a elaboração dos projetos – explicou o prefeito.

Segundo Decimo, a empresa contratada tem experiência em obras complexas e atua atualmente em rodovias federais, como a da BR-158 em Itaara, o que gera confiança quanto à execução.

O prazo contratual da obra é de 18 meses, devido à complexidade da intervenção, que envolve contenção de encostas e estabilização de maciços rochosos.

É uma obra muito complexa. Não é simplesmente pavimentar. Envolve segurança, contenção e engenharia pesada – destacou.


Liberação do trânsito

A possibilidade de liberação parcial da estrada durante a execução também foi abordada.

A empresa se comprometeu a avaliar, sempre que houver segurança, a liberação em sistema pare e siga. Mas isso será definido tecnicamente por eles – afirmou.

Desde a interdição, houve registros de movimentações de terra no local, o que reforçou a decisão de manter o bloqueio até o início das obras.

Felizmente não tivemos consequências maiores, principalmente com vítimas, justamente porque a estrada estava bloqueada – pontuou o prefeito.


Apoio político

Decimo também destacou o apoio institucional para viabilizar a obra, citando a atuação da Defesa Civil Nacional, do Tribunal de Contas do Estado, do vereador Sid Cardoso (PT) e do deputado federal Paulo Pimenta (PT).

– Estamos também ajustando com a agenda do deputado Paulo Pimenta para estar conosco aqui. Eu tive a oportunidade de, no ano passado, lá em Brasília, dizer para ele: "deputado, eu faço questão da sua presença na assinatura da ordem de serviço da Estrada do Perau, porque a gente sabe do envolvimento que o deputado teve para poder viabilizar essa importante obra.

Com a assinatura iminente, a expectativa é que, nos próximos meses, a população comece a perceber os primeiros avanços concretos no local.


Confira a entrevista

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Boletim da Fepam indica seis locais impróprios para banho no Rio Grande do Sul Anterior

Boletim da Fepam indica seis locais impróprios para banho no Rio Grande do Sul

Cultura da prevenção: por que simulados de evacuação podem salvar vidas em casos de incêndio Próximo

Cultura da prevenção: por que simulados de evacuação podem salvar vidas em casos de incêndio

Geral